Notícias > Especialista alerta que 50% das doenas tm origem comportamental Especialista alerta que 50% das doenas tm origem comportamental
29/11/2021
Em palestra do CIESP Sorocaba, educador fsico observa que estilo de vida saudvel pode reduzir pela metade o nmero de mortes por cncer de prstata


Na manh da ltima sexta-feira (26/11), em aluso Campanha Novembro Azul, a Regional Sorocaba do Centro das Indstrias do Estado de So Paulo (CIESP) promoveu a palestra on-line Cuidar da sade tambm coisa de homem, ministrada pelo especialista em Qualidade de Vida e educador fsico, Ricardo Tffoli. O encontro, que reuniu cerca de 70 pessoas e alertou sobre os impactos dos hbitos na sade, contou com a parceria da Verbo Comunicao, da QV Company, da Associao Comercial de Sorocaba (ACSO) e do Seconci-SP Servio Social da Construo Civil.

Segundo Tffoli, uma questo importante que deve ser observada por todos a autorresponsabilidade. Ns somos responsveis por nossa sade e no podemos abrir mo disso. Mais de 50% das doenas que so desenvolvidas so resultantes de pssimos hbitos, como o sedentarismo, por exemplo, observou.

O especialista em Qualidade de Vida ressaltou ainda que um dos viles da sade a obesidade. O sedentarismo provoca a obesidade e com ela vem muitas outras doenas, como: depresso, diabetes, problemas ortopdicos, infarto, AVC e o cncer. O cncer de prstata o que mais acomete os homens, perdendo somente para o cncer de pele, disse.

Alm do sedentarismo, Tffoli alertou para outros hbitos que so nocivos para a sade. O tabagismo, o alcoolismo e as drogas so pssimos hbitos que comprometem seriamente a sade. Se as pessoas simplesmente mudassem o comportamento e adotassem um estilo de vida mais saudvel, elas poderiam reduzir pela metade os problemas de sade. Ou seja, muitas pessoas esto morrendo por escolherem um estilo de vida no saudvel, advertiu.

De acordo com o palestrante, a grande maioria das pessoas moldada pelo ambiente em que vive. Existem seis nveis de Desenvolvimento Humano: Propsito, Identidade, Valores e Crenas, Capacidade, Comportamento e Ambiente. O ideal que a pessoa molde seu ambiente de acordo com seu propsito de vida e no seja moldada pelo ambiente. Desta forma, ela far atividade fsica, por exemplo, no por obrigao, mas sim porque ela tem um propsito, explicou.

Tffoli observou tambm que as pessoas so motivadas por suas crenas e valores. A sade um valor. E se acreditamos que fazendo atividade fsica e com uma boa alimentao vamos ter mais sade, ns fazemos isso pelas nossas crenas e valores. E isso faz toda a diferena.

O palestrante concluiu sua apresentao lembrando que maior propsito de cada um deve ser a sua prpria vida. Enquanto a gente no se colocar em primeiro lugar como principal propsito de vida, vamos ser negligentes com a sade e com outras coisas que so muitas importantes para ns, porque estamos deixando de lado aquilo que temos de maior valor, que a vida. importante entender que as nossas atitudes de hoje vo refletir em quo saudvel vamos estar no futuro, concluiu.

Outras informaes sobre as atividades do CIESP Sorocaba podem ser obtidas pelo site www.ciespsorocaba.com.br ou pelo telefone (15) 4009-2900. O CIESP Sorocaba fica na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3260 Alto da Boa Vista.

Informaes para a imprensa:
Vergili Press Office Comunicao Integrada
Diretora executiva:
Carla Acquaviva - (15) 99760.4004
www.vpocomunicacacao.com.br