Notícias > CIESP Sorocaba promove debate sobre uso consciente da gua CIESP Sorocaba promove debate sobre uso consciente da gua
08/12/2021


Na ltima quinta-feira, 02/12, a Regional Sorocaba do Centro das Indstrias do Estado de So Paulo (CIESP), em parceria com a Prefeitura Municipal de Sorocaba e com o Servio Autnomo de gua e Esgoto (Saae), promoveu um encontro online com empresrios para debater a criao de uma campanha de economia de gua voltada para o setor industrial. Embora esse segmento seja responsvel por 1,3% do consumo total de gua tratada do municpio de Sorocaba, a proposta envolver os trabalhadores das indstrias que tambm podem atuar como multiplicadores em suas residncias na conscientizao sobre o uso racional da gua.

De acordo com o diretor titular do CIESP Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, a crise hdrica vem afetando muitas cidades do estado de So Paulo que j sofrem com o racionamento. A FIESP e o CIESP acompanham este tema e orientam as empresas sobre o uso racional da gua. Mais de 85% das empresas do setor industrial adotam prticas de reso de guas e efluentes e contam com boas prticas de conservao, mas importante fazer esse trabalho educativo com os colaboradores para que Sorocaba possa ter um uso consciente e no seja necessrio o racionamento, observou.

O vice-prefeito de Sorocaba, Fernando Martins, comentou sobre a importncia da campanha e parabenizou a iniciativa de todos envolvidos, passando a palavra ao diretor-geral do Saae/Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, o qual advertiu que o sorocabano consome 187 litros de gua por dia, acima da mdia diria gasta por pessoa no Brasil, que de 154 litros de gua por dia e da mdia recomentada pela Organizao Mundial da Sade (OMS), que 110 litros.

A colaborao dos usurios no consumo consciente da gua imprescindvel. O Saae/Sorocaba lanou a Calculadora de Consumo de gua, que est disponvel on-line para que os muncipes possam ter um maior controle, observando a faixa de consumo em que se enquadram explicou.

Durante o encontro, o especialista do Departamento de Desenvolvimento Sustentvel (DDS) da FIESP/CIESP, Eng. Jorge Rocco, apresentou algumas ferramentas que a FIESP e o CIESP disponibilizam para as indstrias e para os municpios. Desde a crise hdrica de 2014/2015, o DDS desenvolveu diversos materiais de conscientizao que esto disponveis tanto para as indstrias, quanto para os seus colaboradores, destacou Rocco, lembrando que a FIESP/CIESP distribui redutores de vazo de gua para torneiras que ajudam a reduzir o consumo de gua em at 40%.

J o engenheiro agrnomo o Saae/Sorocaba, Rodolfo Barboza, apresentou o sistema de abastecimento e de distribuio de gua do municpio. A pandemia provocou um aumento da ordem de 20% do consumo domstico de gua. Com o incio da operao da Estao de Tratamento de gua (ETA) do Vitria Rgia, foi possvel manter o abastecimento em condies normais, sem paralisaes. No entanto, a preocupao para o prximo ano porque se diminuir ainda mais o nvel dos nossos mananciais poderemos ter racionamento, disse.
Na ocasio, o vice-prefeito de Salto, Edmilson Santos, apresentou a experincia da cidade com o racionamento de gua no municpio. Infelizmente nas ltimas gestes tivemos poucos investimentos em reservatrios e mais de 30 novos empreendimentos imobilirios na cidade. Isso sobrecarregou nosso sistema de abastecimento e hoje o racionamento est dividido em duas regies da cidade, sendo que cada uma fica 24 horas sem gua, disse.

Tambm participaram do encontro o coordenador administrativo do PAM (Plano de Auxlio Mtuo), Bruno Becker, o representante do Comit de Bacia Hidrogrfica do Rio Sorocaba e Mdio Tiet, Andr Cordeiro Alves dos Santos, entre outras autoridades.

Outras informaes podem ser obtidas pelo site www.ciespsorocaba.com.br ou pelo telefone (15) 4009-2900. O Ciesp Sorocaba fica na Av. Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3260 Alto da Boa Vista.


Informaes para a imprensa:
Vergili Press Office Comunicao Integrada
Diretora executiva:
Carla Acquaviva - (15) 99760.4004
www.vpocomunicacacao.com.br