Notícias > Em visita a Sorocaba, presidente do Ciesp anuncia investimento de R$ 286 milhes em projeto de digitalizao Em visita a Sorocaba, presidente do Ciesp anuncia investimento de R$ 286 milhes em projeto de digitalizao
06/05/2022
Rafael Cervone falou sobre o lanamento da Jornada de Transformao Digital, projeto que promover a digitalizao de 40 mil indstrias do Estado de So Paulo nos prximos 2 anos e meio


O presidente do Centro das Indstrias do Estado de So Paulo (CIESP), Rafael Cervone, cumpriu agenda de trabalho em Sorocaba na ltima quarta-feira (04). O empresrio do setor txtil participou de uma entrevista na Cruzeiro FM e depois visitou o jornal Cruzeiro do Sul. Na sequncia, deu entrevista coletiva na sede do Ciesp Sorocaba, onde anunciou o lanamento do projeto Jornada da Transformao Digital, que pretende oferecer consultoria e suporte profissional para que 40 mil indstrias paulistas modernizem seus sistemas nos prximos dois anos e meio.

De acordo com Cervone, o impacto da Jornada pode aumentar em at 50% a produtividade das empresas que aderirem transformao. A jornada ser essencial para apoiar a transformao digital nas empresas, modernizando a tecnologia e os modelos de negcios. O impacto ser muito significativo, trazendo competitividade e maturidade digital, disse o presidente do Ciesp.

Segundo Pesquisa da Associao Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Fundao Getlio Vargas (FGV), 66% das micro e pequenas empresas esto no estgio inicial de maturidade digital e essas empresas apontaram quatro dificuldades bsicas para realizar a transio: traar a estratgia, desconhecimento das ferramentas e potencialidades, escassez de profissionais capacitados e falta de recursos para investir.

Com base nestes resultados, o Senai, o Sebrae, o Ciesp e a Fiesp formataram o programa que est estruturado em oito etapas. A digitalizao um processo longo, com mudanas profundas na estrutura organizacional. Hoje existem cerca de 53 mil indstrias em So Paulo, sendo que 48 mil so de pequeno porte e o nosso programa est estruturado para atender 92% das MPEs, observou Cervone.

Para o diretor titular do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, esse programa ter um impacto positivo em toda a cadeia produtiva. As grandes empresas tambm sero beneficiadas, uma vez que as micro e pequenas fazem parte da cadeia produtiva e so fornecedoras de matria-prima para elas. Alm disso, as empresas que participarem da transformao digital estaro aptas para seguir rumo a Indstria 4.0 e se mantero competitivas no mercado, destacou.

Outro motivo de comemorao, segundo Syllos, que o projeto ter custo zero para as indstrias associadas ao Ciesp nas fases iniciais. As metodologias utilizadas j foram aplicadas em empresas de diversos portes, em projetos especficos, com resultados muito positivos. O Senai e o Sebrae tambm podero apoiar essas empresas na elaborao de projetos de captao de recursos em rgos de financiamento como Fapesp, Desenvolve SP e BNDES, concluiu.

Para saber mais sobre a Jornada, acesse o site https://jornadadigital.sp.senai.br.

Palestra Macrotendncias

Durante a visita, o presidente do Ciesp tambm se reuniu com empresrios e fez uma apresentao das principais tendncias que podem impactar a economia e a sociedade nas prximas dcadas. O encontro, realizado na regional do Ciesp Sorocaba, reuniu cerca de 100 empresrios.

Segundo Cervone, o monitoramento dessas tendncias importante para avaliar oportunidades de negcios e orientar os investimentos das empresas. Esse estudo foi realizado com informaes das bases de dados do Ciesp e da Fiesp. Fizemos um cruzamento de fatores que tero forte impacto daqui para frente, como desenvolvimento sustentvel e evoluo tecnolgica, com fatores de longo prazo que so crescimento e envelhecimento da populao mundial e elevao da renda. Esse entrelaamento de informaes resultou em macrotendncias nos segmentos de sade, infraestrutura, trabalho e qualificao, alimentos, urbanizao, segurana, energia, perfil do consumidor e entretenimento e turismo, explicou.

O empresrio destacou que a pandemia aumentou a importncia estratgica da indstria e mudou o comportamento dos consumidores. No futuro teremos maior preocupao com sade e higiene, assim como o aumento da telemedicina e uma demanda por sade personalizada. O uso de tecnologias ser amplamente aplicado na produo de frmacos, medicamentos e vacinas, destacou.

Essa segurana tecnolgica tambm afetar a produo de alimentos. Haver uma procura maior por alimentos mais saudveis, com menos aditivos, com procedncia conhecida e que fortaleam a imunidade. Devido s mudanas climticas tambm teremos variedades mais resistentes ao clima, assim como sistemas de irrigao inteligentes, cultivo protegido e bioinsumos para controlar pestes, doenas e aumentar a produtividade, comentou.

Cervone ressaltou que com a necessidade da reduo das emisses de carbono, o segmento de energia tambm passar por transformaes. Haver a modernizao, expanso e digitalizao das redes de transmisso e distribuio de energia eltrica, assim como os chamados smartgrids, que so sistemas digitalizados de distribuio e transmisso inteligente de energia, disse.

As reas de infraestrutura e urbanizao igualmente passaro por grande expanso e modernizao. Nas prximas dcadas veremos novos modelos de ocupao das cidades, cidades inteligentes, o aumento de espaos verdes e de lazer, assim como casas inteligentes. O perfil do consumidor e as relaes do trabalho tambm sero impactados com uma maior valorizao da casa, trabalho remoto e o crescimento do ensino distncia, ressaltou.

Ao final da apresentao, Cervone destacou o crescimento dos investimentos em defesa e segurana ciberntica, assim como metaverso e a fuso de espaos virtuais e reais na rea de turismo e entretenimento.
Vamos vivenciar o uso da robotizao e de inteligncia artificial em servios de turismo, assim como o aumento da demanda por turismo internacional, concluiu.

Cumprindo sua agenda, o presidente do Ciesp fez tambm uma visita no Parque Tecnolgico de Sorocaba (PTS), onde foi recebido pelo presidente, Nelson Cancellara. Em seguida, visitou a empresa FLEX, onde foi recebido pelo vice-presidente da FLEX, Leandro Santos, e pelo diretor de Relaes Governamentais da FLEX, conselheiro do Ciesp Sorocaba e diretor estadual do Ciesp, Jorge Funaro, e pde conhecer o FIT, a produo da fbrica e o Sinctronics.

Outras informaes sobre Ciesp Sorocaba, acesse o site: www.ciespsorocaba.com.br. Outras informaes pelos telefones (15) 4009-2900 ou (15) 99178-4640 (Whatsapp).


Informaes para imprensa:
Vergili Press Office Comunicao Integrada
Diretora executiva: Carla Acquaviva - (15) 99760.4004
carla@vpocomunicacao.com.br