Notícias > A importncia da indstria para Sorocaba e regio A importncia da indstria para Sorocaba e regio
25/05/2022
Por Rafael Cervone*



Na Regio Administrativa de Sorocaba, o parque manufatureiro responde por 27,92% dos empregos formais e paga os melhores salrios dentre todos os ramos, com a mdia de R$ 3.640,00. Contribui, ainda, com cerca de 30% do Valor Adicionado. Essas estatsticas da Fundao Seade Sistema Estadual de Anlise de Dados mostram o significado do Dia da Indstria, 25 de maio, para a cidade e os demais 47 municpios includos na jurisdio da Diretoria Regional do CIESP/Sorocaba.

O exemplo local mostra que o Brasil precisa de uma indstria forte, para que possamos oferecer mais oportunidades de incluso socioeconmica e vida de melhor qualidade populao. O PIB da manufatura no Pas de R$ 837,2 bilhes (2021), representando 11,3% do total nacional, participao que caiu nas ltimas dcadas, voltando ao nvel anos 1950. Isso exige uma poltica ousada e eficaz para o fomento setorial, uma estratgia de Estado e no de governo.

A Covid-19 nos imps a perda de numerosas vidas e aplicou golpes duros demais na economia, com o fechamento de empresas e aumento do desemprego. Felizmente, estamos vencendo a pandemia. Porm, o cenrio ainda desafiador. Mais uma vez, contudo, a indstria est presente, com a resilincia e determinao caractersticas de seus empresrios e recursos humanos, mobilizando-se no sentido de contribuir para a retomada do crescimento.

Por isso, arregaamos as mangas e, apesar da inflao, dos juros elevados e das incertezas do cenrio mundial devido guerra entre Rssia e Ucrnia, ns, da indstria paulista, estamos fazendo nossa parte, lutando em vrias frentes, com estratgias e planejamento. Um exemplo o projeto da Jornada da Transformao Digital, desenvolvido pelo Senai e o Sebrae, j apresentado s 42 Diretorias Regionais. Nossa meta estimular 40 mil indstrias a aderirem voluntariamente e a receberem apoio profissional para alcanar a maturidade digital. O projeto tem potencial para proporcionar ganhos mdios de produtividade de 50%.

Tambm temos incentivado as indstrias a adotarem as polticas de sustentabilidade ESG (Enviromental, Social and Governance), que primam por questes importantes de impacto socioeconmico, como o estmulo presena das mulheres e dos jovens no empreendedorismo. Trabalhamos, ainda, em projetos de incentivo inovao tecnolgica. Tais iniciativas esto em linha, respectivamente, com as exigncias da civilizao global e da sociedade brasileira quanto s boas prticas empresariais e o advento da Quarta Revoluo Industrial, que surge como um dos mais disruptivos movimentos da histria econmica.

O parque manufatureiro paulista, pioneiro do setor no Pas, sempre foi protagonista, como ocorre hoje, nas transformaes, respostas, aes e mobilizao no enfrentamento das adversidades conjunturais. Por isso, comemoramos com justo orgulho o Dia da Indstria!

* Rafael Cervone, engenheiro e empresrio, o presidente do Centro das Indstrias do Estado de So Paulo (CIESP).