Notícias > Cervone diz que poltica industrial eficaz aceleraria crescimento do PIB Cervone diz que poltica industrial eficaz aceleraria crescimento do PIB
03/06/2022

Ao analisar o aumento de 1% do PIB no primeiro trimestre, na comparao com os trs meses imediatamente anteriores, anunciado nesta quinta-feira (2/06) pelo IBGE, o empresrio Rafael Cervone, presidente do Centro das Indstrias do Estado de So Paulo (CIESP), disse que o fomento do setor contribuiria de modo expressivo para acelerar e elevar o patamar de expanso da economia brasileira. No sem razo que o Pas passou a crescer pouco a partir do momento em que a manufatura foi refreada.

O setor, que avanou 0,1% no perodo, tem PIB de R$ 837,2 bilhes (2021), representando 11,3% do total nacional, participao que caiu nas ltimas dcadas, voltando ao nvel anos 1950. Isso exige uma estratgia ousada e eficaz para o fomento setorial, uma ao de Estado e no de governo, afirma Cervone.

O presidente do CIESP, entidade que representa milhares de indstrias paulistas, sugere uma poltica industrial com planejamento, j focada no advento da Manufatura Avanada e que contemple pesquisa & desenvolvimento, linhas especficas de crdito e regime tributrio menos oneroso e no incidente sobre investimentos. Um dos fatores para o xito desses objetivos o fomento da pesquisa e da cincia e mais aproximao das empresas com universidades.
Os governos estaduais, municipais e federais tambm deveriam remover obstculos burocrticos e estimular reas nas quais o Brasil e cada uma das regies tm vantagens competitivas.

Precisamos, tambm, da reforma tributria, de modo que os impostos deixem de ser nus e se tornem indutores do desenvolvimento, e da administrativa, para que o Estado custe menos e seja mais produtivo e eficiente no atendimento populao, pondera Cervone. Concluindo, ele diz esperar que o calendrio eleitoral deste ano no seja desculpa para retardar a votao de matrias prioritrias no Congresso Nacional e para o adiamento de medidas necessrias recuperao e fomento da economia nacional.