Notícias > Regio de Sorocaba segue com volume expressivo de vendas ao exterior Regio de Sorocaba segue com volume expressivo de vendas ao exterior
20/06/2022
De janeiro a maio deste ano as vendas para mercado externo foram 63,1% maiores que o mesmo perodo de 2021


Segundo estudo do Departamento de Relaes Internacionais e Comrcio Exterior da Federao e do Centro das Indstrias do Estado de So Paulo (FIESP/CIESP), com base nos dados do Comex Stat, sistema para consultas e extrao de dados do comrcio exterior brasileiro, de janeiro a maio de 2022, as exportaes da Regio de Sorocaba registraram US$ 1,24 bilho, um aumento de 63,1% na comparao com o mesmo perodo de 2021.

A balana comercial da regio de Sorocaba vem sendo puxada pela comercializao de produtos como: veculos automveis e tratores, mquinas, aparelhos e instrumentos mecnicos e alumnio e suas obras. Neste ano, os pases com maior volume negociado foram Argentina, Estados Unidos e Chile.

J as importaes somaram US$ 1,91 bilho, representando um crescimento de 35,5% frente ao mesmo perodo do ano passado. Os produtos importados na regio se concentraram em mquinas, aparelhos e instrumentos mecnicos, produtos qumicos orgnicos e mquinas, aparelhos e materiais eltricos. As importaes da Regional do CIESP tiveram como principais origens China, Japo e ndia.

Segundo o diretor titular do CIESP Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, o expressivo o crescimento das exportaes demonstra o potencial de desenvolvimento da regio de Sorocaba. Nossa regio vem se destacando nos resultados da balana comercial. Isso graas diversidade do polo industrial e tambm a aes como projeto Rompendo Barreiras, no qual o CIESP Sorocaba parceiro do Parque Tecnolgico de Sorocaba, juntamente com a Athon Ensino Superior e o SEBRAE, que visa capacitar e incentivar as micro e pequenas empresas a ampliar ou iniciar as vendas para o exterior. Esse projeto vai at o dia 25 de agosto, quando haver o encerramento do programa com uma Rodada de Negcios voltada para o comrcio exterior, com a participao de trades e das Cmaras de Comrcio de diversos pases", destaca Syllos.

Alm de apoiar projetos como o Rompendo Barreiras, o CIESP realiza estudos e anlises da atividade exportadora e seus reflexos na indstria, orientando as empresas sobre a sistemtica do comrcio exterior nos aspectos administrativos, fiscais, financeiros e cambiais. As empresas interessadas devem entrar em contato com a Regional Sorocaba do CIESP por meio do site www.ciespsorocaba.com.br ou pelos telefones (15) 4009-2900 e (15) 99178-4640 (WhatsApp).


Informaes para imprensa:
Vergili Press Office Comunicao Integrada
Diretora executiva: Carla Acquaviva - (15) 99760.4004
carla@vpocomunicacao.com.br