Notícias > Programa educacional do Sesi-SP atende mais de 515 mil alunos das escolas pblicas Programa educacional do Sesi-SP atende mais de 515 mil alunos das escolas pblicas
18/07/2022
Com o objetivo de apoiar a recuperao do processo de alfabetizao e a ampliao de proficincia em Lngua Portuguesa e Matemtica, foram fechadas 479 parcerias com os municpios, para incio de atuao j no prximo ms.


So Paulo, 15 de julho de 2022 A partir de agosto, 2.429 escolas pblicas de So Paulo sero atendidas pelo Programa Emergencial de Educao Ps-Pandemia, oferecido gratuitamente pelo Servio Social da Indstria de So Paulo (Sesi-SP), por meio de 479 contratos de parceria fechados com as prefeituras, que representam 74% de todos os municpios do estado.

A adeso dos municpios demonstra que estamos no caminho certo, ao oferecer uma soluo que auxiliar nas dificuldades e desafios que os professores tm que lidar diariamente e que foram ampliados por conta da pandemia, explica Herman Renato Assumpo, supervisor tcnico educacional do Sesi-SP, responsvel pelo programa.

Os analistas tcnicos educacionais, contratados pelo Sesi-SP especialmente para o programa, atuaro em diferentes polos espalhados pelo estado, dando suporte a 20.772 professores, de 515.796 alunos do Ensino Fundamental.

Conforme Assumpo, o programa vem ao encontro dos anseios desses grupos de professores que buscam fazer a diferena junto aos seus alunos, ao dar acesso a ferramentas e promover reflexes sobre as solues dos problemas que j esto enfrentando. Ou seja, visa aliviar e no sobrecarregar ainda mais o fundamental papel do professor em sala de aula.

As solues educacionais j testadas e aprovadas na rede Sesi-SP sero adequadas s necessidades e realidades especficas, com o mesmo padro de qualidade, dentro da prpria estrutura das escolas pblicas das cidades e do estado. O apoio aos professores da escola pblica, responsveis pela educao de 80% das crianas e adolescentes, so o foco principal do programa, com a oportunidade de troca de conhecimento e aprendizados.

Com durao de um semestre letivo, o programa consiste na formao de professores da rede pblica para uma atuao personalizada junto aos estudantes, dividido em duas frentes: professores do 1 ao 5 ano, para consolidao da alfabetizao; e professores do 6 ao 9 ano, com foco na elevao dos ndices de proficincia em Lngua Portuguesa e Matemtica.

Os contratos firmados se dividiram em 341 de alfabetizao (314 presencial e 27 remoto) e 138 de proficincia em Portugus e Matemtica (24 presencial e 114 remoto).

Ao todo sero 80h de formao com acompanhamento de resultados, no atendimento presencial, direcionado s escolas de cidades com at 100 mil habitantes, que a maioria. Os municpios maiores participaro do programa na modalidade remota, com carga horria de 40h.

Alm da formao, os professores tero acesso a material didtico, frum de dvidas, conferncias e certificado ao final do programa.

No prximo ano, novas parcerias sero realizadas, com capacidade para atender a totalidade dos 645 municpios paulistas.

O Sesi-SP acredita que uma educao de qualidade, significativa e equitativa fundamental para o desenvolvimento social e econmico. O Programa Emergencial Ps-Pandemia parte de uma iniciativa com vrias frentes, o Sesi Senai para Todos, pelo desenvolvimento do pas.

Assessoria de Imprensa
Arlete Vasconcelos - arlete.vasconcelos@sesisp.org.br / 11 3146-7424.