Notícias > Ciro Gomes fala em requalificar professores e criar metas e prmios para alavancar educao Ciro Gomes fala em requalificar professores e criar metas e prmios para alavancar educao
27/07/2022
Candidato foi o primeiro presidencivel a participar da sequncia de encontros promovidos pela Fiesp e o Ciesp


A Fiesp (Federao das Indstrias do Estado de So Paulo) e o Ciesp (Centro das Indstrias do Estado de So Paulo) deram incio, no dia 21de julho, a uma srie de encontros com candidatos Presidncia da Repblica para as Eleies 2022. Ciro Gomes, do PDT, que teve a candidatura lanada oficialmente no dia anterior (20), foi o primeiro convidado e foi questionado sobre temas como educao e reforma tributria.

O evento teve comando do presidente da Fiesp, Josu Gomes da Silva, e lotou com seus diretores de todo o estado o auditrio da entidade, que tem capacidade para 250 pessoas. Na transmisso pela internet, mais de cinco mil usurios tambm acompanharam o encontro.

O presidente em exerccio do Ciesp, Vandermir Francesconi, foi um dos primeiros participantes a fazer pergunta ao candidato e explorou o tema educao. Francesconi citou alguns dados alarmantes da educao brasileira como o fato de 36,5% dos jovens de 19 anos no terem concludo o Ensino Mdio e de 31,2% dos jovens de 18 a 24 anos no trabalharem nem estudarem hoje. Esses nmeros, agravados pela pandemia, destacam a urgncia em termos de uma poltica pblica para a nossa juventude.

Que diretrizes estratgicas, o senhor cogita para enfrentar os problemas apontados? A educao merece entrar na agenda econmica do pas?, questionou o presidente interino do Ciesp.

O presidencivel defendeu que o Brasil mude seu paradigma pedaggico, que segundo ele, est vinculado cultura de decorar, o que resulta em um aprendizado raso. Gomes defendeu ainda a expanso de um modelo educacional j utilizado no Cear, que tem se destacado no pas pela qualidade do Ensino.

Segundo Gomes, os professores passaram voluntariamente por uma requalificao e foram estipuladas metas e premiaes como o pagamento de salrios extras para as escolas que se enquadrarem. As escolas cearenses teriam se tornado mais encantadoras para os alunos, conforme ocorreram investimentos em dispositivos tecnolgicos e num modelo pedaggico mais digital.

O presidencivel alegou ainda que para no serem demaggicos, os projetos na rea precisam de oramento definido. Ns precisamos tomar finalmente uma deciso de revolucionar a educao no Brasil. No podemos deixar por menos, disse Ciro.

Reforma Tributria

O candidato tambm falou de outro tema de grande interesse das indstrias, a reforma tributria, e apontou que a Previdncia Social do pas tem um modelo insustentvel para os dias de hoje, o que estaria prejudicando a efetivao de uma reforma tributria, apesar das promessas serem recorrentes entre as lideranas polticas h muito tempo.

Segundo ele, a demografia jovem e o baixo nmero de brasileiros ocupados com carteira assinada no do conta de sustentar o pagamento dos aposentados que hoje esto vivendo at uma mdia de 73 anos.

Como ela [a Previdncia Social] no quebrou ontem, ela vem quebrando, ns vivemos introduzindo tributaes. possvel consertar, mas ns temos que estabelecer um modelo tributrio de financiamento, compreensivo do grande problema previdencirio. E aqui a tarefa dupla porque ao resolver a equao do equilbrio, ns precisamos desenvolver o regime de capitalizao, disse Gomes.

Agenda

Os candidatos convidados para os encontros foram escolhidos conforme desempenho baseado em pesquisas eleitorais do pas. Os prximos participantes sero Luiz Felipe DAvila (27/07), Simone Tebet (01/08), Luiz Incio Lula da Silva (09/08), Jair Bolsonaro (data a confirmar) e Andre Janones (data a confirmar). Ao final, dos encontros, a Fiesp e o Ciesp entregaro uma carta-compromisso para que os candidatos assinem em defesa de questes defendidas pelas entidades como a reforma tributria, o combate desigualdade social e a sustentabilidade do Pas.

Informaes para a imprensa:
Vergili Press Office Comunicao Integrada
Diretora executiva:
Carla Acquaviva - (15) 99760.4004
www.vpocomunicacacao.com.br