Notícias > Em encontro com empresrios da indstria, Haddad fala em planejamento e defende criao de um sistema de inovao no estado de So Paulo Em encontro com empresrios da indstria, Haddad fala em planejamento e defende criao de um sistema de inovao no estado de So Paulo
03/08/2022
Petista foi o primeiro participante de uma srie de encontros que a Fiesp e o Ciesp esto promovendo junto a candidatos ao Governo do Estado de So Paulo


O petista Fernando Haddad participou hoje (3), do primeiro de uma srie de encontros promovidos pela Fiesp (Federao das Indstrias do Estado de So Paulo) e pelo Ciesp (Centro das Indstrias do Estado de So Paulo) com os candidatos ao Governo do Estado de So Paulo.

O candidato falou, dentre outras coisas, em trabalhar com planejamento e tambm defendeu a criao de um sistema de inovao para o estado de So Paulo. O presidente da Fiesp, Josu Gomes da Silva, conduziu o evento, que durou cerca de trs horas e aconteceu na sede das duas entidades na avenida Paulista, em So Paulo. Haddad estava acompanhado do presidente estadual do partido, o ex-ministro Luiz Marinho.

Ao lado de Josu, o presidente interino do Ciesp, Vandermir Francesconi Jnior, tambm comps a mesa e trouxe ao encontro a pauta da desindustrializao. Francesconi disse que o pas vive um momento crtico do ponto de vista econmico com mltiplos desafios e citou dados que mostram um processo de desindustrializao acentuada.

No perodo recente, 31,8% de toda a riqueza gerada no pas teve origem no estado de So Paulo, sendo que a indstria de transformao paulista participa com cerca de 38% do valor adicionado pela indstria de transformao nacional. A indstria de transformao paulista responde por 31,6% dos empregos do setor no Brasil, no entanto, a participao da indstria de transformao no PIB regrediu. A indstria de transformao de So Paulo, que em 2002, participava com 19,3% do PIB do estado passou a contribuir com apenas 14,7% recentemente. Que medidas o senhor contempla para reverter o curso preocupante da desindustrializao no estado de So Paulo, o que nos impede de gerar empregos de qualidade prejudica a arrecadao fiscal e agrava os problemas sociais? E a outra pergunta que aes pretende implementar para fomentar os investimentos em pesquisa e desenvolvimento no estado de So Paulo e para assegurar o futuro da nossa indstria?, questionou Francesconi.

Haddad afirmou que dois ex-presidentes, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Incio Lula da Silva, chegaram a tentar fazer uma reforma tributria, mas que no conseguiram por falta de consenso entre os setores econmicos. O candidato afirmou que em 2018, quando pleiteou a presidncia, trabalhou em uma proposta que fixaria um teto de arrecadao para um perodo de dez anos e que previa uma transio gradativa de um regime tributrio para outro, envolvendo um pacto com a sociedade de que a carga tributria no fosse elevada neste perodo.

O petista tambm defendeu a implantao de um sistema estadual de inovao para o estado de So Paulo que possa alavancar o papel da indstria. Ou a gente estabelece em So Paulo, um sistema estadual de inovao nos moldes dos sistemas nacionais coreano, alemo, de alguns estados americanos e de provncias canadenses ou vai ser muito difcil reter emprego industrial em So Paulo. Ns temos que criar uma mesa em que o poder pblico estadual esteja presente, as nossas instituies de pesquisa, que so as melhores do Brasil e da Amrica Latina, e o setor privado. E ns temos que fazer um mapeamento detalhado das oportunidades. Isso tem que ser rotina, disse Haddad.

Planejamento

O petista tambm foi enftico no que considera uma falta de planejamento generalizada para lidar com o dinheiro pblico, tanto no estado de So Paulo quanto no Brasil. Para ele, todas as pautas levantadas pela Fiesp e o Ciesp, como segurana, infraestrutura, educao e reindustrializao esbarram na questo do planejamento.

Para ele, se nem as lideranas, que estudam a pea oramentria e os problemas governamentais, conseguem entender com clareza o planejamento que tem sido feito pelos governos, isso deve ser ainda pior para os trabalhadores que saem de casa de madrugada para trabalhar. Para Haddad h um emaranhado tributrio que no permite que a sociedade possa ver quem est contribuindo com o fundo pblico, mas tambm no h clareza sobre para onde est indo o dinheiro arrecadado.

Afinal para que serve o estado se no for para planejar o que far com os recursos comuns que compe o fundo pblico. Essa a funo do estado. Se voc no tem capacidade de planejar, voc no tem capacidade de desenvolver coisa nenhuma. Fica muito vlida a crtica por um estado mnimo porque se o estado no se organiza ele tem que ser mnimo mesmo. Se voc no sabe o que est fazendo com o dinheiro, melhor diminuir o transtorno que voc causa para o cidado. Agora se tem um propsito, como acontece nas sociedades maduras, a, sim, voc consegue pactuar a carga tributria em funo do que o que o estado est entregando. Esse o pressuposto de voc fixar a carga tributria e saber o que voc est recebendo em troca do que voc est pagando, disse Haddad.

Rodrigo Garcia participa do encontro no prximo dia 19. A Fiesp e o Ciesp ainda aguardam a confirmao de data de Tarcsio de Freitas e Vincius Poit.