Notícias > Rafael Cervone: Juros mostram que milagre brasileiro a resilincia de quem trabalha Rafael Cervone: Juros mostram que milagre brasileiro a resilincia de quem trabalha
04/08/2022
Selic usurria compromete o crdito para empresas e os consumidores, ameaando a economia, alerta o lder classista, ao comentar a reunio do Copom encerrada nesta quarta-feira (3/08).


Rafael Cervone, presidente do Ciesp (Centro das Indstrias do Estado de So Paulo), salienta que, com a Selic batendo em quase 14% ao ano, alguns indicadores demonstram que o verdadeiro milagre brasileiro est na resilincia dos empresrios e trabalhadores: na ltima edio do Boletim Focus do Banco Central, as previses do mercado para o PIB nacional eram de crescimento de 1,93% este ano, ante 2021; no segundo trimestre, em relao aos trs meses anteriores, conforme o Levantamento de Conjuntura Fiesp/Ciesp, houve aumento de 3,9% das horas trabalhadas nas fbricas paulistas, 1,8% das vendas reais e 0,2% dos salrios reais mdios.

Para efeito de comparao, a alta dos juros nos Estados Unidos, hoje fixados pelo Federal Reserve no teto de apenas 2,5% ao ano, foi apontada pelos analistas como uma das principais causas de o pas ter entrado em recesso tcnica no final de junho, com o recuo do PIB por dois trimestres consecutivos, observa Cervone. Aqui no Brasil, o dinheiro tornou-se o insumo mais oneroso para as empresas, que precisam ponderar muito antes de buscar emprstimo para investimento ou capital de giro. Ademais, os juros reais so um imenso empecilho para o crdito ao consumidor. Mesmo assim, estamos conquistando alguns resultados econmicos positivos, frisa o empresrio.

Reiterando que a inflao global se deve principalmente reduo da oferta de numerosos produtos, devido pandemia e guerra entre Rssia e Ucrnia, o presidente do Ciesp afirma que a escalada absurda dos juros no Brasil altamente nociva, colocando em risco a sade das empresas e milhares de empregos. Ele ressalta ainda que todos no Pas tm trabalhado no limite das possibilidades. O crdito a essncia da economia capitalista. Se a Selic usurria o inviabilizar, investimentos, produo e consumo vo se corroendo, pondera Cervone, alertando para os riscos gerados pelo atual patamar da taxa.

*Rafael Cervone, engenheiro e empresrio, o presidente do Centro das Indstrias do Estado de So Paulo (CIESP).

Informaes para a imprensa:
Vergili Press Office Comunicao Integrada
Diretora executiva:
Carla Acquaviva - (15) 99760.4004
www.vpocomunicacacao.com.br