Notícias > Reforma Tributria no deve prosseguir com benefcio fiscal obsoleto
Reforma Tributria no deve prosseguir com benefcio fiscal obsoleto
16/11/2023
Por Erly de Syllos (*)
No art. 19 na verso aprovada pelo Senado CCJ, foram includos dispositivos PEC 45/2019 para estender benefcio fiscal que atende uma pequena proporo das empresas montadoras de setor automotivo existentes no pas, FIAT/JEEP principalmente. Em ntida contradio ao texto aprovado na Cmara que j havia retirado esse benefcio do texto da reforma tributria.
Esses dispositivos no estavam no relatrio apresentado na semana passada, que de forma acertada condicionava a continuidade do benefcio a investimentos em novas tecnologias em veculos eletrificados por essas montadoras beneficiadas, garantindo benefcios para reimplantao da unidade industrial abandonada pela FORD na Bahia atrelada s novas tecnologias.
Ou seja, dessa maneira o texto aprovado mantm a prorrogao de um incentivo fiscal que beneficia, praticamente, somente uma montadora e sem necessidade de novos investimentos, bastando manter a produo de motores a combusto, cujos investimentos j foram depreciados e incentivados. Vale ainda lembrar que esse incentivo foi considerado ineficaz pelo TCU (Tribunal de Contas da Unio), por meio do Acrdo n 600/2023. O Tribunal no identificou nenhuma demonstrao de efetivo ganho para a regio, to somente, a gerao de rendas aos beneficiados.
Se for dado prosseguimento, a situao comprometer, profundamente, a concorrncia no setor automotivo, alm de afetar muito o FPE (Fundo de Participao dos Estados) e FPM (Fundo de Participao dos Municpios) de todos os Estados/Municpios da federao, j que trata de iseno de IPI. Esses valores so da ordem de R$ 5 bilhes por ano.
O relatrio do TCU apontou que cada emprego custa aos cofres pblicos R$ 34mil por ms e no gera riqueza para os demais Estados do Nordeste e outras regies.
A deciso foi unnime e o trabalho do TCU foi elaborado pelo Ministro Antonio Anastasia, que conclui pela recomendao do encerramento do modelo de benefcio fiscal sem avaliao, controle e gesto dos efeitos e pela falta de monitoramento.
Essa situao gera concorrncia desleal e afasta investimentos e empregos nos demais polos automotivos industriais do pas. Criando um real desestmulo ao investimento nos demais parques fabris existentes no Brasil todo.
Diante dessa polmica, a prorrogao de um incentivo especfico na Constituio Federal vai na contramo de princpios da Reforma Tributria, quais sejam, acabar com a guerra fiscal e eliminar as anomalias tributrias que levaram o Brasil ao manicmio tributrio com inmeros tratamentos tributrios desiguais em todo o setor produtivo da nossa economia.
No somos contra incentivos fiscais nenhuma regio! O Destaque que defendemos, to somente pretende eliminar os dispositivos inseridos no ltimo parecer do senador Eduardo Braga, acatando emenda proposta pelo Senador Fabiano Contarato que estendeu os benefcios produo de qualquer tipo veculo a combusto, sem priorizar a aplicao de novas tecnologias dos veculos eletrificados, que so o futuro e visam atender chamada pauta verde.
Acreditamos que a supresso pretendida, alm de incentivar as novas tecnologias ajuda na justificao dos vultuosos gastos tributrios que sero gerados com a prorrogao dos benefcios gerados pela PEC 43, de 2019, para efetivao de uma efetiva descarbonizao.
* Erly Domingues de Syllos empresrio e diretor titular da Regional Sorocaba do Centro das Indstrias do Estado de So Paulo (Ciesp).
Por Erly de Syllos (*)

×
No art. 19 na verso aprovada pelo Senado CCJ, foram includos dispositivos PEC 45/2019 para estender benefcio fiscal que atende uma pequena proporo das empresas montadoras de setor automotivo existentes no pas, FIAT/JEEP principalmente. Em ntida contradio ao texto aprovado na Cmara que j havia retirado esse benefcio do texto da reforma tributria.
Esses dispositivos no estavam no relatrio apresentado na semana passada, que de forma acertada condicionava a continuidade do benefcio a investimentos em novas tecnologias em veculos eletrificados por essas montadoras beneficiadas, garantindo benefcios para reimplantao da unidade industrial abandonada pela FORD na Bahia atrelada s novas tecnologias.
Ou seja, dessa maneira o texto aprovado mantm a prorrogao de um incentivo fiscal que beneficia, praticamente, somente uma montadora e sem necessidade de novos investimentos, bastando manter a produo de motores a combusto, cujos investimentos j foram depreciados e incentivados. Vale ainda lembrar que esse incentivo foi considerado ineficaz pelo TCU (Tribunal de Contas da Unio), por meio do Acrdo n 600/2023. O Tribunal no identificou nenhuma demonstrao de efetivo ganho para a regio, to somente, a gerao de rendas aos beneficiados.
Se for dado prosseguimento, a situao comprometer, profundamente, a concorrncia no setor automotivo, alm de afetar muito o FPE (Fundo de Participao dos Estados) e FPM (Fundo de Participao dos Municpios) de todos os Estados/Municpios da federao, j que trata de iseno de IPI. Esses valores so da ordem de R$ 5 bilhes por ano.
O relatrio do TCU apontou que cada emprego custa aos cofres pblicos R$ 34mil por ms e no gera riqueza para os demais Estados do Nordeste e outras regies.
A deciso foi unnime e o trabalho do TCU foi elaborado pelo Ministro Antonio Anastasia, que conclui pela recomendao do encerramento do modelo de benefcio fiscal sem avaliao, controle e gesto dos efeitos e pela falta de monitoramento.
Essa situao gera concorrncia desleal e afasta investimentos e empregos nos demais polos automotivos industriais do pas. Criando um real desestmulo ao investimento nos demais parques fabris existentes no Brasil todo.
Diante dessa polmica, a prorrogao de um incentivo especfico na Constituio Federal vai na contramo de princpios da Reforma Tributria, quais sejam, acabar com a guerra fiscal e eliminar as anomalias tributrias que levaram o Brasil ao manicmio tributrio com inmeros tratamentos tributrios desiguais em todo o setor produtivo da nossa economia.
No somos contra incentivos fiscais nenhuma regio! O Destaque que defendemos, to somente pretende eliminar os dispositivos inseridos no ltimo parecer do senador Eduardo Braga, acatando emenda proposta pelo Senador Fabiano Contarato que estendeu os benefcios produo de qualquer tipo veculo a combusto, sem priorizar a aplicao de novas tecnologias dos veculos eletrificados, que so o futuro e visam atender chamada pauta verde.
Acreditamos que a supresso pretendida, alm de incentivar as novas tecnologias ajuda na justificao dos vultuosos gastos tributrios que sero gerados com a prorrogao dos benefcios gerados pela PEC 43, de 2019, para efetivao de uma efetiva descarbonizao.
* Erly Domingues de Syllos empresrio e diretor titular da Regional Sorocaba do Centro das Indstrias do Estado de So Paulo (Ciesp).
CIESP Sorocaba
Av. Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3260
Alto da Boa Vista - Sorocaba/SP
CEP 18013-280
Fone: (15) 4009.2900
E-mail: ciesp@ciespsorocaba.com.br/
Av. Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3260
Alto da Boa Vista - Sorocaba/SP
CEP 18013-280
Fone: (15) 4009.2900
E-mail: ciesp@ciespsorocaba.com.br/