Notícias > Workshop do NJE Sorocaba discute comunicao estratgica como ferramenta de marketing Workshop do NJE Sorocaba discute comunicao estratgica como ferramenta de marketing
12/06/2025
Especialistas destacam como alinhar comunicao e marketing para fortalecer a marca, engajar diferentes pblicos e obter melhores resultados na era digital


Foi realizado na ltima segunda-feira, 9 de junho, o terceiro workshop promovido pelo Ncleo de Jovens Empreendedores (NJE) de Sorocaba. Com o tema Comunicao Estratgica como Ferramenta de Marketing, o encontro virtual contou com a participao das jornalistas Carla Acquaviva e Sandra Vergili, scias da VPO Comunicao.

A coordenadora do NJE Sorocaba, Dbora Souza, abriu o evento destacando a proposta da iniciativa. Nosso objetivo criar espaos de troca entre profissionais do mercado e empreendedores em incio de jornada. Queremos oferecer ferramentas prticas para o desenvolvimento dos negcios e estimular o networking entre os participantes, afirmou.

Durante a apresentao, Carla explicou os fundamentos da comunicao estratgica e sua diferena em relao comunicao ttica. Segundo ela, a comunicao deve estar alinhada aos objetivos da empresa e integrada a diferentes reas e pblicos.

A comunicao estratgica foca no longo prazo, porque ela deve estar alinhada com os objetivos institucionais e reputao da marca. Ela importante para criar um colcho reputacional, um amortecedor para essa marca. baseada em diagnstico e planejamento e integra diferentes pblicos, afirmou. J a comunicao ttica focada no curto prazo e em uma execuo pontual. Ela deve traduzir essa estratgia em aes prtica do dia a dia, como campanhas, contedos, eventos e relacionamento com a mdia. Porm, Se no houver essa coordenao, a comunicao se torna desalinhada e desfocada, e aquilo que deveria ser um investimento pode virar um custo.

Sandra Vergili trouxe uma abordagem voltada ao uso das mdias digitais pelas empresas. No mundo infinito de mdias sociais, hoje se fala muito em Instagram, TikTok, Facebook, mas temos muito mais do que isso. As empresas esto cada vez mais usando essas ferramentas para atingir diferentes pblicos. Os 40+ preferem o Facebook, quem est entre 20 e 40 usa mais o Instagram, os mais jovens esto no TikTok e no LinkedIn. As empresas precisam fazer uma curadoria de contedo para atingir o pblico certo, com a linguagem certa, no canal certo.

Ela destacou ainda que essencial trabalhar com planejamento e inteligncia de dados para obter bons resultados. No adianta postar algo s 16h se seu pblico est online s 19h. preciso ter profissionais que saibam fazer essa leitura e usar bem as ferramentas, como blogs, newsletters, video books, e-books e marketing de contedo. Essa comunicao mais direta, pensada para o pblico, traz melhores resultados, que podem ser acompanhados por meio do monitoramento e do social listening.

Aps as falas das jornalistas, foi aberto um espao para perguntas. Um dos participantes questionou sobre o papel de meios tradicionais, como rdio, na comunicao atual. Carla comentou que, mesmo com o avano do digital, os meios tradicionais continuam relevantes, especialmente quando fazem parte de uma estratgia integrada.

Outro participante perguntou sobre o valor da comunicao estratgica dentro das organizaes. Segundo Carla, hoje o colaborador um stakeholder prioritrio, e a forma como a empresa se comunica com ele tem impacto direto na cultura organizacional e na reputao da marca. Se o colaborador no estiver alinhado com a estratgia e os valores da empresa, dificilmente ele permanecer na organizao. A comunicao importante para engajar o colaborador e reduzir o turnover, conclui.

Os interessados em participar dos prximos workshops do NJE podem participar do grupo exclusivo do NJE no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/B6uOCaQxHffLBiobitKgXS. Os workshops do NJE Sorocaba tero transmisso 100% online e a participao gratuita.

Outras informaes pelo site www.ciespsorocaba.com.br.


INFORMAES PARA A IMPRENSA
Press Office Comunicao Integrada
Carla Acquaviva diretora executiva - (15) 99760-4004