Notícias > Uma histria de protagonismo no desenvolvimento industrial Uma histria de protagonismo no desenvolvimento industrial
22/03/2024
Rafael Cervone*


O Centro das Indstrias do Estado de So Paulo (Ciesp), que comemora 96 anos em 28 de maro, tem contribudo de modo significativo para o desenvolvimento da atividade. Com mais de oito mil associados e 42 diretorias regionais, uma das maiores entidades do gnero em todo o mundo, somando a fora desse expressivo conjunto empresarial na defesa dos interesses do setor de maneira autnoma e promovendo o fomento tecnolgico, capacitao humana, internacionalizao e modernizao das fbricas, com transformao digital e descarbonizao.

Foi assim desde sua fundao, num trabalho que contribuiu muito para que a produo industrial brasileira se adequasse demanda gerada pela Primeira Guerra Mundial, de 1914 a 1918, que evidenciou a necessidade de reduzir a dependncia externa de manufaturados para abastecer a populao nacional, que crescia exponencialmente. Como ocorreu em toda sua trajetria, o Ciesp segue se posicionando como um dos principais protagonistas da sociedade civil e dos setores produtivos na proposio e defesa de polticas pblicas voltadas ao desenvolvimento econmico e setorial. Mantivemos forte mobilizao em favor da reforma tributria relativa ao consumo, j aprovada e sancionada, estamos cobrando a realizao da administrativa, isonomia de impostos, juros menores, mais segurana jurdica e pblica, reduo dos custos trabalhistas e melhores condies de competitividade para as empresas de nosso pas.

Tambm defendemos de modo incansvel, ao lado da Fiesp, uma poltica eficaz de desenvolvimento setorial. Por isso, apoiamos o recente lanamento da Nova Indstria Brasil (NIB). Porm, seguimos atentos e mobilizados no sentido de que seja bem-sucedida em termos prticos, contribuindo de modo efetivo para o fortalecimento e avano do parque fabril e o crescimento sustentado da economia nacional, com planejamento, metas bem definidas e medio de resultados.

Cabe enfatizar sempre que o setor gera empregos em grande escala, paga os melhores salrios, o que mais investe em tecnologia e inovao e tem capacidade de agregar valor pauta de exportaes. Ou seja, o PIB brasileiro, como demonstra com clareza a experincia de vrios pases, somente voltar a crescer de modo mais robusto e sustentvel a partir do fortalecimento, modernizao, ganhos de competitividade e dinamismo das empresas e com um pas competitivo e que permita uma concorrncia isonmica em relao aos seus concorrentes globais.

Alm da legtima mobilizao poltica em defesa da indstria, o Ciesp est muito empenhado em fazer bem sua parte e cumprir o seu papel, ao lado da Fiesp, na disseminao dos preceitos da economia verde, transio energtica, governana ambiental, social e corporativa (ESG), digitalizao, capacitao profissional, diversidade e apoio s empresas, alm de estimular uma profunda mudana de mindset, que se ajuste s constantes transformaes disruptivas da sociedade e dos modelos de negcio . Nossa entidade tambm proporciona servios como assessoria jurdico-consultiva e tcnica, econmica, comrcio exterior, infraestrutura, tecnologia, responsabilidade socioeconmica, crdito e apoio em pesquisas, feiras, simpsios, rodadas de negcios, cursos e convnios. O acesso a tudo isso facilitado pelas diretorias regionais, que cobrem todo o Estado de So Paulo, numa gesto democrtica, participativa e pluralista.

Lutamos pela indstria com um olhar mais amplo para o crescimento sustentado e o progresso. Acreditamos muito no potencial de nosso setor de contribuir de modo decisivo para que o Brasil seja um pas melhor, capaz de ascender ao patamar de economia de renda alta e proporcionar mais justia social e vida de melhor qualidade a sua grande populao. No por acaso que damos oportunidade aos jovens no primeiro emprego, bem como oferecemos colocaes s mulheres notadamente s que so cabea do casal. Este o desafio que tem movido nossa entidade em sua histria de 96 anos e que continuar inspirando nosso trabalho.

*Rafael Cervone, engenheiro e empresrio, o presidente do Centro das Indstrias do Estado de So Paulo (Ciesp) e o primeiro vice-presidente da Federao das Indstrias do Estado de So Paulo (Fiesp).

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO CIESP
Ricardo Viveiros & Associados Oficina de Comunicao
Adriana Matiuzo PR99 Mtb 4.136 (11) 9 5158 6921