Notícias > Foyer do Centro Cultural Sesi Sorocaba recebe a exposio fotogrfica indita Cartunistas de Paulo Vitale Foyer do Centro Cultural Sesi Sorocaba recebe a exposio fotogrfica indita Cartunistas de Paulo Vitale
15/04/2024
A temporada da exposio vai de 26 de abril at 29 de setembro de 2024 com visitao gratuita


O Foyer do Sesi Sorocaba exibir a mostra fotogrfica Cartunistas de 26 de abril a 29 de setembro de 2024, de quarta a sexta-feira, das 14h s 19h; sbado e domingo, das 10h s 19h.

A exposio um projeto indito composta por retratos de 120 desenhistas da rea do humor grfico, retratados pelo fotgrafo Paulo Vitale em que cada foto pode ser considerada um cartum, refletindo caractersticas e estilo dos retratados. S assim para traduzir em retratos o humor que esses desenhistas produzem no crebro das pessoas com temas polticos, sociais e sobre a prpria existncia humana. Dentre os retratados, esto Mauricio de Sousa; Ziraldo; Paulo Caruso; Jaguar; Angeli; Laerte; entre outros.

Ao olhar o ensaio como um todo, a curadoria de Eder Chiodetto adotou o caminho de equacionar o espao expositivo proposto para que ele pudesse receber a totalidade dos retratos realizados pelo fotgrafo. Como a grande maioria dos(as) cartunistas olhavam diretamente para a lente do fotgrafo, agora na exposio o fotgrafo desaparece e cada retratado estar olhando nos olhos de cada espectador, criando uma conexo mais enftica entre pblico e cartunistas.

Paulo Vitale fotgrafo, diretor de cena e autor. Cursou Histria, na Universidade de So Paulo (USP) e fotografia no International Center of Photography, de Nova York. Percorreu mais de 50 pases fazendo trabalhos editoriais, publicitrios e autorais. Tem mais de 100 capas publicadas nas principais revistas brasileiras. Foi fotgrafo e editor de fotografia do Jornal O Estado de S. Paulo. Editor de fotografia das revistas VEJA e POCA, e correspondente da Agncia Estado, em Nova York. Paulo, e j retratou grandes personalidades, como Nelson Mandela, Oscar Niemeyer, Caetano Veloso, Mark Zuckerberg e Pelé.

Eder Chiodetto curador de fotografia independente, autor, publisher da editora de fotolivros Fot Editorial e diretor do centro de estudos Ateli Fot. Foi curador de fotografia do MAM-SP, entre 2005 e 2021, e mentor do programa Arte na Fotografia, no canal Arte1. Como curador j realizou mais de 120 exposies no Brasil, Europa, EUA e Japo.

A exposio Cartunistas faz parte do projeto Espao Galeria SESI-SP, no qual o foyer do teatro se transforma em plataforma expositiva, recebendo exposies de diferentes tcnicas e formatos. Criada em 2013, a iniciativa oferece exposies de artes visuais especialmente desenvolvidas para os centros de atividades do SESI-SP, propiciando a circulao de obras originais com embasamento curatorial e expografias especficas.

Servio da exposio:
Temporada: 26 de abril at 29 de setembro de 2024
Horrios: de quarta a sexta-feira, das 14h s 19h; sbado e domingo, das 10h s 19h
Local: Foyer Centro Cultural Sesi Sorocaba - Rua Gustavo Teixeira, 369, Vila Independncia
Para agendamento de escolas e grupos devem ser enviados por e-mail para: cacsorocaba@sesisp.org.br

Horrio visitao direta:
Horrios: de quarta a sexta-feira, das 14h s 19h; sbado e domingo, das 10h s 19h