Notícias > Sinal amarelo para os empregos e os investimentos do setor automotivo no Brasil Sinal amarelo para os empregos e os investimentos do setor automotivo no Brasil
10/10/2024
Rafael Cervone*


A Cmara de Comrcio Exterior (Camex) deve apreciar a qualquer momento um pleito que beneficia a importao de veculos eletrificados. A proposta busca reduzir temporariamente o Imposto de Importao de 35% para 20%, alm de incluir o produto na Lista de Excees Tarifa Externa Comum (Letec) do Mercado Comum do Sul (Mercosul).

O pleito bastante problemtico, por duas razes. A primeira refere-se a um vcio jurdico de origem, uma vez que o produto no pode ser includo em uma lista que regula as excees tarifrias do bloco econmico, j que o setor automotivo no faz parte do acordo do Mercosul. Tal entendimento foi formalizado por parecer da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) de junho de 2021. A segunda, e mais importante razo, diz respeito ao efeito nocivo que o pleito tem sobre o desenvolvimento nacional de tecnologias para a descarbonizao da frota.

As atuais condies de importao j transformaram o Brasil em um dos principais importadores de automveis eltricos no mundo, especialmente de origem chinesa. Os desembarques, entre janeiro e setembro de 2024, so quatro vezes maiores que o registado no mesmo perodo de 2023. J em valores, a entrada de veculos eletrificados da China somou US$ 1,5 bilho nos ltimos 12 meses terminados em setembro.

A Associao Nacional dos Fabricantes de Veculos Automotores (Anfavea) estimou que, alavancada pelos eltricos, a participao dos estrangeiros no mercado local deve dobrar e chegar a 20% em 2024. Tal desempenho no pode ser atribudo aos diferenciais de produtividade ou s mudanas de preferncia dos consumidores, fatores comuns ao funcionamento de uma economia de mercado. Infelizmente, a principal vantagem competitiva dos veculos chineses o preo baixo resultante, dentre outros aspectos, de subsdios governamentais.

A expanso global dos eltricos chineses motivou a Comisso Europeia a iniciar uma investigao quanto aos subsdios concedidos ao setor. O processo em curso classifica o movimento como inaceitvel prtica predatria, que est distorcendo o mercado. Canad, Estados Unidos e Turquia tambm adotaram medidas restritivas s importaes de eletrificados da China, incluindo a majorao tarifria. Assim, espera-se que a Camex considere o posicionamento de parceiros globais estratgicos em seu exame do pleito para reduo tarifria no Brasil.

A proposta sob anlise da Camex compromete investimentos de mais de R$ 40 bilhes programados pelo setor at 2032, com uma parcela significativa j em fase de desembolso. Tal programa tem o objetivo no apenas de expandir a capacidade produtiva e o nmero de empregos diretos, como tambm posicionar o setor para a transio sustentvel da descarbonizao da frota. No bastante, a proposta ainda fere diretamente a fabricao nacional e regional de veculos similares de at cinco toneladas, incluindo eltricos, hbridos plug-in e combusto.

Assim, a anuncia a qualquer reduo tarifria para veculos fabricados no exterior, nas condies atuais de concorrncia internacional, inoportuna. As montadoras brasileiras so pioneiras na oferta de uma ampla gama de solues tecnolgicas de descarbonizao e so exemplos para o mundo no enfrentamento dos desafios globais do clima.

Temos uma cesta de alternativas no Brasil, em que brilham os biocombustveis, os hbridos e onde os veculos 100% eltricos tambm devem assegurar o seu espao de desenvolvimento e crescimento, preponderantemente pela via da produo nacional.

*Rafael Cervone presidente do Centro das Indstrias do Estado de So Paulo (Ciesp) e primeiro vice-presidente da Federao das Indstrias do Estado de So Paulo (Fiesp).


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