Notícias > Para empresrios da Fiesp e do Ciesp, ex-presidente Lula promete reforma tributria nos seis primeiros meses de governo, se eleito Para empresrios da Fiesp e do Ciesp, ex-presidente Lula promete reforma tributria nos seis primeiros meses de governo, se eleito
11/08/2022
Presidencivel defendeu ainda reaproximao com governadores e pacote de infraestrutura


O ex-presidente Luiz Incio Lula da Silva foi o quarto candidato Presidncia da Repblica a participar da srie de encontros promovida pela Fiesp e o Ciesp em So Paulo, nesta tera, dia 9. Na conversa com mais de duas horas de durao, ele prometeu realizar a reforma tributria nos seus seis primeiros meses de mandato, caso seja eleito, mas tambm falou de reaproximao com os governos estaduais e de um pacote de infraestrutura para os estados.

Acompanhado por seu vice, o ex-governador de So Paulo Geraldo Alckmin, e por seu colega de PT Fernando Haddad, que candidato ao Governo do Estado de So Paulo, Lula disse que na primeira ou segunda semana de trabalho, caso seja eleito, pretende promover uma reunio com governadores dos 27 estados brasileiros para que seja retomado o Pacto Federativo e para que as unidades da federao possam manter uma relao de respeito entre si.

O ex-presidente disse ainda que pretende solicitar que os governadores indiquem trs ou quatro obras de relevncia para serem tratadas como prioridade em um pacto de infraestrutura a ser trabalhado.

De acordo com ele ainda, a ideia acelerar as discusses para que a Reforma Tributria, uma das principais reinvindicaes da indstria, possa ser aprovada nos primeiros seis meses de seu mandato.

Oramento x problemas sociais

O presidente do Ciesp, Rafael Cervone, participou pela primeira vez do encontro com os presidenciveis, aps retornar das frias, perodo em que foi substitudo por Vandermir Francesconi.

Cervone questionou o ex-presidente sobre o fato de 33 milhes de brasileiros viverem hoje em situao de fome e 61 milhes, segundo estudo da ONU, conviverem com nvel de insegurana alimentar. No ano passado, a economia brasileira apresentou resultado primrio negativo pelo oitavo ano consecutivo. A dvida bruta do setor pblico em relao ao PIB de quase 80%, patamar muito superior mdia dos pases emergentes que gira em torno de 65% e a expectativa deste ano tambm apresenta resultado primrio negativo, so as estimativas do IFI. Dessa forma h um impasse na sociedade brasileira, que tem uma demanda crescente por recursos pblicos e ao mesmo tempo a deteriorao da situao fiscal. O que o seu governo pensa fazer para democratizar e nivelar o acesso s oportunidades, assim como reduzir essa vulnerabilidade social e ao mesmo tempo garantir a sustentabilidade fiscal?, questionou Cervone.

Ao presidente do Ciesp e aos demais participantes, o petista defendeu uma reforma administrativa para colocar equilbrio nos salrios dos servidores, citando exemplos de diferenas salariais relevantes entre cargos e instituies. Em relao democratizao de oportunidades, Lula citou o Prouni e a poltica de cotas, que teria levado a USP (Universidade de So Paulo), por exemplo, a ter cerca de 51% dos seus alunos hoje oriundos da periferia e de escolas pblicas.

O petista ressaltou, no entanto, que para promover investimentos na rea social, ser necessrio cumprir com todas as responsabilidades fiscais. Se o estado no cumprir com suas funes, ele no vai garantir oportunidade. Responsabilidade fiscal quase uma profisso de f de um cidado que governa algo que no seu, do pblico. A gente s pode gastar o que ganha e voc no pode fazer dvida para custeio, disse Lula.

A escolha dos presidenciveis para participar dos encontros teve como base a colocao nas pesquisas eleitorais. J estiveram na sede das duas casas, na avenida Paulista, Ciro Gomes, Simone Tebet e Luiz Felipe Dvila. As duas entidades ainda aguardam a confirmao de uma data para receber o presidente Jair Bolsonaro.

Informaes para a imprensa:
Vergili Press Office Comunicao Integrada
Diretora executiva:
Carla Acquaviva - (15) 99760.4004
www.vpocomunicacacao.com.br